Você já pensou que um dia pode precisar vender ou mesmo reformar um imóvel e quando isso ocorrer, você pode descobrir que ele precisa estar regularizado?
Mas, o que seria um imóvel regularizado? Será, mesmo, que um imóvel irregular traz problemas para o dono?
Bom, nós estamos em um cenário de mercado imobiliário aquecido, com taxa de juros super concorridas e atrativas.
Assim, para começo de conversa, se você pretende que o imóvel tenha liquidez satisfatória, ele precisará também apresentar segurança jurídica.
Do contrário, além de o proprietário não conseguir vender o imóvel a partir da concessão de financiamento, ele também ficará impossibilitado de emitir alvará de funcionamento em caso de imóveis comerciais.
São dois os aspectos a serem observados para você perceber por que a regularização do imóvel é tão importante.
Juridicamente, o imóvel precisa ser considerado regular; deixar de ser clandestino e ter uma certidão de nascimento, que nós chamamos de Matrícula ou Registro do imóvel. Sem isso, você pode ter problemas na transmissão da propriedade e na fruição de direitos.
Economicamente, basta considerar que um imóvel regular é muito mais valorizado do que um imóvel irregular. Quem compra imóvel irregular costuma querer pagar menos, em razão dos riscos inerentes à transação.
Concluindo, lembre-se que é imprescindível observar a regularização de um imóvel e que essa regularização tem que ocorrer o mais rápido possível.
Só dentro da regularidade imobiliária você conseguirá agregar segurança jurídica e conveniência econômica!
Parabéns kenia ,muito bom o seu artigo.
Kenia minha linda, brilhou.
Nasce uma escritora
Parabens!